Sobre Nós

Finalmente, começou a concretizar-se um sonho já antigo das gentes de Mem Martins, a construção da sua Igreja!
Toda a comunidade está empenhada em angariar fundos para a continuação da sua construção, por isso, agora que

O Sonho "Começa" a Tornar-se Realidade...
não fique parado, venha, participe e ajude!!!

A Igreja é de todos nós!

NOVA IGREJA DE Nª Sª DA NATIVIDADE DE MEM MARTINS
PROJECTO DE CONSTRUÇÃO NECESSÁRIO E URGENTE

O projecto da nova Igreja de Nª Sª da Natividade de Mem Martins, da autoria do arquitecto Arsénio Cordeiro, supervisionado pelo Secretariado das Novas Igrejas do Patrirarcado de Lisboa, mereceu a minha aprovação, conforme doc anexo.
Inserida na linha de Sintra, nos arredores da Capital (Lisboa), e fazendo parte da grande freguesia de Algueirão, Mem Martins e Mercês (a maior do país) que conta cerca de 80.000 habitantes, o bairro de Mem Martins, separado pela linha de caminho de Ferro, é uma vasta área habitacional dos arredores de Lisboa com cerca de 40.000 habitantes provenientes de emigração interna, de todo o país, e externa, de vários países particularmente do mundo lusófono. Trata-se duma população marcadamente assalariada que sofre naturalmente os efeitos da crise.
Sob o ponto de vista espiritual, religioso, social e cultural são muitas as carências: centro de culto, espaço para a catequese, formação de crianças, jovens e adultos, centro de convívio, respostas de ordem social etc… Esta situação de carência alimentou, há décadas, na comunidade a necessidade duma nova Igreja. Há apenas uma pequena Capela para 40 lugares e um espaço pré – fabricado para as celebrações dominicais, sem um mínimo de condições.
Assim, reconhecemos a necessidade evidente da construção da Nova Igreja de Mem Martins, sendo dos projectos prioritários do Patriarcado de Lisboa.
"O projecto da nova Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Mem Martins, da Vigararia de Sintra, tem total apoio da Diocese, porque responde à necessidade pastoral de uma zona densamente povoada, com uma população, na sua grande parte, carenciada e emigrante."

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca